Laércio de Freitas
Pianista, maestro, arranjador e compositor

Natural de Campinas (SP), onde realizou seus primeiros estudos musicais e, em 1957, graduou-se em piano no Conservatório Carlos Gomes.
Iniciou sua carreira internacional em 1966 com apresentações na Europa e Ásia. No México especializou-se em instrumentação, orquestração e regência com o professor José Sabre Marroquin.
Acompanhou artistas de renome como Maria Bethânia, Clara Nunes, Ângela Maria, Marcos Valle, Emílio Santiago, Wilson Simonal, Nancy Wilson, The Supremes, entre outros. Pertenceu à célebre Orquestra Tabajara, de Severino Araújo, e ao Sexteto de Radamés Gnatalli. Participou como pianista e arranjador do Projeto “Brasil Export” no Canecão (RJ), sob a direção de Abelardo Figueiredo. Teve participação em importantes eventos musicais como a homenagem prestada a Dorival Caymmi por ocasião de seus 70 anos, promovida pela FUNARTE, no Ciclo do Piano do Masp e no Festival de Verão do Guarujá. Foi um dos onze músicos convidados para participar do projeto “Memória do Piano Brasileiro”, realizado no MIS – Museu da Imagem e do Som (SP), destinado a documentar o trabalho dos mestres do piano no Brasil. Participou dos Projetos “Chorando Alto” e “À Benção Pixinguinha” com a participação especial do saxofonista Proveta, (SESC Pompéia-SP), e do Projeto “100 anos de Pixinguinha” no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil (RJ).

Na Televisão participou de vários programas da série “Um Toque de Classe” (Manchete) e esteve presente também em vários programas da TV Cultura como “Alegria do Choro”, “Café Concerto” e outros especiais.
Realizou gravações exclusivas para o Estúdio Eldorado dentro da série “Um Piano ao Cair da Tarde”, que lhe valeram participação num dos discos da série. Possui um álbum de choros de sua autoria, gravado em 1980 sob o título “São Paulo no Balanço do Choro”, pelo mesmo selo. Gravou “Som Roceiro” (CID) recentemente lançado no Japão, e “Terna Saudade”, uma seleção de valsas e choros brasileiros (L’Art)
Nas noites paulistas e cariocas atuou em casas como o Café Piu Piu (duo com Roberto Sion, duo com Proveta e LF Combo); na Baiúca; Pub Bar do Esporte Clube Pinheiros; 150 Night Club do Hotel Maksoud Plaza (LF Big Band); San Francisco Bay, entre outras.

Foi arranjador e regente em companhias de discos como a Odeon e RCA. E, a partir de 1982, passou a dedicar-se ainda mais à regência e orquestração se dedicando aos arranjos. Elaborou vários arranjos para Arthur Moreira Lima, além de realizar transcrições, reduções para o CD intitulado “Moreira Lima Interpreta Piazzola” lançado no Brasil, Europa e Japão. Escreveu também arranjos para quatro peças de Pixinguinha que constam do LP Paulo Moura e Clara Sverner interpretando Pixinguinha, lançado em 1988 pela CBS. Fêz arranjos e regência para o Show do Prêmio Shell 2000 no Rio de Janeiro, recebido por João Donato. E para este arranjou as músicas “Até quem Sabe” e “Lugar Comum” para o CD “The Frog”, com a Orquestra Jazz Sinfônica, editado pela Elephant Records (USA). Em setembro de 2001 realizou o arranjo da Peça “Amazônia, um Poema Sinfônico”, também de João Donato e Everardo Castro, para “Orquestra Amazonas Filarmônica”. Atua ainda como arranjador junto à Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Banda Mantiqueira, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Jovem Tom Jobim e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Em 1999 foi vencedor do Prêmio “Kikito” do Festival de Cinema de Gramado pela trilha sonora do curta-metragem “Amassa que elas gostam”.

Na área didática tem ministrado cursos de “Choro ao Piano” (Oficina de Musica de Curitiba), “O Arranjo” (Instituto de Artes do Pará), “Piano Acompanhante” (Universidade Livre de Música) entre outros.

Em 2006 será lançado seu próximo trabalho “Laércio de Freitas homenageia Jacob do Bandolin” (Maritaca) com participação especial de Alessandro Penezzi, em fase de pré produção.

www.myspace.com/laerciodefreitas



Jacob raro em duelo de cordas
O Estado de São Paulo C2
por: Lauro Lisboa Garcia
29.02.08

Laércio de Freitas
www.musibrasil.net
por: Mauro Montalbani
Italia, 10.01.08

Dupla Dinâmica
Revista Violão Pró
por: Redação
foto: Daniel Gurgel
Novembro, 2007

Laércio de Freitas
Homenagei Jacob do Bandolim

Revista Acústica
por: Régis Tadeu
Novembro, 2007

Assanhado Jacob
Diário do Nordeste
por: Henrique Nunes
Fortaleza, 31.11.2007

Por E-mail # Laércio de Freitas
Revista Violão Pró
por: Tárik de Souza
02.11.2007

Laércio de Freitas Homenageia
Jacob do Bandolim

Correio Brasiliense
por: Clara Arreguy
Brasília, 31.10.2007

Laércio de Freitas
grava só Jacob do Bandolim

ABC Domingo
por: Juarez Fonseca
Porto Alegra, 28.10.2007

Homenagem refinada e sem obviedades
www.musicnews.art.br
por: Marcos Uzel
28.10.2007

Laércio de Freitas
Homenageia Jacob do Bandolim

Folha de Londrina
por: Marcus apreto
Londrina, 05.10.2007

Tributo criativo ao gênio
do bandolim

Jornal O Norte
por: Ricardo Anísio
foto: Daniel Gurgel
João Pessoa, 02.10.2007

Laércio de Freiras Homenageia
Jacob do Bandolim

Jornal O Tempo
por: Marcelo Fiuza
10.09.07

Laércio de Freitas foca repertório
pouco conhecido de Jacob do Bandolim

www.ziriguidum.com
por: Beto Feitosa
RJ 04.09.
07

Laércio de Freitas
Veja São Paulo
por: Pedro Ivo Dutra
29.08.
07

Laércio de Freitas homenageia
Jacob do Bandolim

www.musicnews.art.br
por: Tambores Comunicações
28.08.
07

Laércio apresenta ao piano
jóias radas de Jacob

Revista Carta Capital
por: Pedro Alexandre Sanches
22.08.07

Laércio de Freitas interpreta
Jacob do Bandolim desconhecido

Diário do Pará
por: Edgar Augusto
12.08.07

Laércio apresenta ao piano jóias raras de Jacob
por: Mauro Ferreira
07.08.07

Entrevista com Brasil Rocha Brito
www.clubedochoro.org.br
Santos 21.05.07


Baba de Calango
Grupo Choro Rasgado

www.allaboutjazz.com
by Matt Cibula
2006

Prêmio Rival celebra a música
de Aracy de Almeida

www.jornalmusical.com.br
por Monica Ramalho
Dezembro 2006

Homenageando Jacob do Bandolim
www.ziriguidum.com
por Beto Feitosa
05.12.2006

Tributo a Maysa
Folha de São Paulo
por Redação
07.04.2006

As multifacetas do músico em
homenagem no Sesc Pompéia

O Estado de São Paulo
por Lauro Lisboa Garcia
26.01.2006

 <  voltar  -  topo

© Maritaca Produções Artísticas