www.memorial.sp.gov.b
Memorial da America Latina
Trombonista Bocato abre série Jazz + Memorial de 2008

Abril 2008

Bocato
No dia 10 deste mês, às 21h, a Orquestra Jazz Sinfônica convida o trombonista, compositor e arranjador Bocato para interpretar músicas de sua autoria e inaugurar a série Jazz + Memorial de 2008. É a primeira vez que o público paulistano vai ter a oportunidade de apreciar o trabalho deste grande músico dividindo o mesmo palco com a Orquestra Jazz Sinfônica. Neste show autoral, Bocato promete mostrar seu talento como arranjador e solista, passeando por diferentes estilos, desde jazz, MPB e até na música erudita.

Bocato – 40 anos de trombone
Itacyr Bocato Jr. nasceu em São Bernardo, no bairro Baeta Neves, há 48 anos. Aprendeu um pouco de violão em casa, mas a sonoridade dos metais o atraiu para a bandinha da escola estadual, com sete anos incompletos. Após um semestre de teoria, apresentou-se ao maestro Irineu querendo tocar trompete ou sax. Como não havia instrumentos disponíveis, teria de esperar mais seis meses “estudando teoria”. Para sair tocando na banda, como ele diz, “trombou” com o trombone.

Nos anos 60, rara era a escola que não tinha a sua bandinha ou fanfarra. Bocato conviveu com grandes músicos de São Bernardo que saltaram dos campeonatos escolares para o profissionalismo, entre eles Nonô Camargo, Bangla, François, Gil trompete - uma geração de feras que marca forte presença até hoje em nossos palcos e estúdios.

Esta turma explodiu acompanhando Arrigo Barnabé, no histórico festival universitário da TV Cultura, em 1979. A quebradeira que eles promoviam no palco chamou a atenção do meio musical, e Bocato foi convidado para tocar com Elis Regina, no show Saudades do Brasil (1980). Daí pra frente, virou estrela do primeiro time: tocou na banda de Roberto Carlos, acompanhou Rita Lee, Ney Matogrosso e vários astros da MPB, participou de orquestras e big bands. Grava constantemente com a nova geração, como Maria Rita, Simoninha e Jairzinho.

Bocato é um experimentador, formado em composição e regência, sempre desenvolveu um trabalho instrumental, como solista ou em grupo. Em 1982 fundou a Banda Metalurgia, com a qual arrebatou o título de disco instrumental do ano. Gravou discos no Brasil e no exterior, aperfeiçoando sua visão pessoal da música brasileira com improvisos jazzísticos. Em 1997, lançou o antológico “Tributo a Pixinguinha”, que apresentou em vários países da Europa, no ano do centenário do mestre. Morou um tempo na Europa, tocou no Festival de Montreux, balançou a Suíça com o CD “Acid Samba”, brilhou com sua banda no Festival Internacional de Moscou em 2004, tendo como convidados João Donato, Wanda Sá e Emílio Santiago.

De volta ao Brasil, gravou os primorosos “Antologia da Canção Brasileira vol. 1 e 2” (Maritaca, 2004), formando com a flautista Léa Freire, um dos grandes duos instrumentais desta década. Seu último trabalho autoral é “Cacique Cantareira” (Elo Music/ Trattore, 2006).

Dominando todas as vertentes da música popular contemporânea, o homem não esgota seu estoque de surpresas. Como ele mesmo diz, no subtítulo do último CD: “Quebre tudo, mas toque certo!” Hoje Bocato mora novamente em São Bernardo, no mesmo bairro onde nasceu, e comemora quatro décadas de casamento com o trombone. Uma união que começou sem querer, e acabou virando paixão eterna.

Orquestra Jazz Sinfônica
Criada em abril de 1990 por Arrigo Barnabé e Eduardo Gudin, a Jazz Sinfônica tem cumprido com realeza sua vocação primeira, ou seja, dar tratamento sinfônico à música popular de todo o mundo, principalmente à brasileira. Destaca-se desde então por sua originalidade e versatilidade, encantando as mais variadas platéias com seu alto nível musical. O histórico concerto de estréia em Campos do Jordão, em julho do mesmo ano, teve como convidado o mestre maior da MPB, Antônio Carlos Jobim.

Além de atrações internacionais como Joe Zawinul, o Turtle Island String Quartet, Jazz Composers Collective, John Pizzarelli, Jane Monheit, David Liebman, Stefon Harris, Gonzalo Rubalcaba e Stanley Jordan, entre outros, muitos dos principais músicos e intérpretes populares brasileiros também já se apresentaram com a Jazz Sinfônica - Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo, João Bosco, Toquinho, Ivan Lins, Nana Caymmi, Paulinho da Viola, João Donato, Nana Vasconcelos, César Camargo Mariano, Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti, Zélia Duncan, Daniela Mercury, Lenine e Maria Rita.

À frente da Jazz desde a sua criação, está o maestro Cyro Pereira, seu mentor musical e equalizador do som deste grupo único. Remanescente das orquestras de rádio dos anos 50 e dos legendários festivais da Record dos anos 60, Cyro continua enriquecendo o repertório da Jazz com suas composições, arranjos e adaptações.

O diretor artístico da Jazz é João Maurício Galindo, músico de sólida formação acadêmica, escolhido para regente titular da Orquestra por sua versatilidade com a música popular e com o repertório sinfônico, além de seu talento como comunicador.

Fábio Prado, regente assistente, é oriundo dos quadros da própria orquestra. Arranjador e trompista, o jovem maestro acredita na nova estética proposta pela união da música popular com o grupo mais expressivo da música erudita – a orquestra sinfônica.A Jazz Sinfônica é ligada ao Centro Tom Jobim, importante núcleo de educação, produção e difusão cultural em nosso País.

PROGRAMA:
1 - ENCONTRO COM JACÓ – Arr.: Cyro Pereira
2 - GOLLIWOG’S CAKEWALK – Claude Debussy - Arr.: Nelson Ayres
3 - SACABUXAS - Cyro Pereira
4 - OLÉ – Nelson Ayres
5 - INTRODUÇÃO - “ODISSEIA” - Bocato
6 - DIN - DEN - DON - Bocato
7 - MARINA - Bocato
8 - VÔO LIVRE - Bocato
9 - CIRCO PARADISE - Bocato

SERVIÇO:
Jazz + Bocato
Dia 10 de abril de 2008, às 21h
Auditório Simon Bolívar - Memorial da América Latina
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda
Estacionamento pago no local sem manobrista
Ingresso: R$ 30,00
Bilheteria – Tel: 3823-4768 – dias 07,08 e 09 de abril - das 14h às 19h.
dia 10 de abril - das 14h às 21h.
Ticketmaster
Call Center: de Segunda à Sábado, das 09h00 às 21h00
Tel: 11-6846 6000, para outras cidades: 0300 789 6846
Pontos de Vendas: FNAC Pinheiros, FNAC Paulista, Saraiva Morumbi Shopping, Saraiva Eldorado, Saraiva Center Norte, Espaço Siciliano Vila Olímpia, Teatro Abril e Citibank Hall.
www.ticketmaster.com.br

Fonte:
Departamento de Comunicação Social

<  voltar  -  topo   


© 2005 - Memorial da America Latina