www.comunidadenews.com
Orquestra brasileira encanta público americano

por: Angela Schreiber
12.11.08

Filarmonia Brasileira e o saxofonista Branford Marsalis mostraram o melhor de Villa-Lobos. Abaixo Marsalis mostrou porque é tão respeitado no meio musical.
Branford Marsalis
Photo: Palma Kolansky
O público pediu, e a Orquestra Filarmonia Brasileira, acompanhada do saxofonista americano Branford Marsalis voltaram ao palco. Isto aconteceu duas vezes após o encerramento da apresentação de Marsalis Brasilianos, ocorrida no sábado (8.11.2008), no Lehman Center for the Performing Arts, no Bronx, Nova York. O show foi em celebração aos 40 anos do Lehman College.

Cerca de 400 pessoas ficaram fascinadas com o tom que o Maestro Gil Jardim, à frente da orquestra, deu às obras de Camargo Guarnieri, Darius Mihaud, Lea Freire e, principalmente, à música de Heitor Villa-Lobos.

Os instrumentos de corda, acompanhados do saxofone de
Marsalis, tocaram em perfeita harmonia. Na segunda parte do show, a entrada de instrumentos de percussão marcou o casamento perfeito entre a suavidade da música clássica e os ritmos mais dançantes.

Até mesmo o velho conhecido pandeiro mostrou porque a música brasileira é tão apreciada no mundo inteiro. Junto dele, uma cuíca para mostrar o típico suingue Brasil. Enquanto isso, a percussão se fazia cada vez mais presente, como numa animada marcha.

Trabalho musical incansável
A
Filarmonia Brasileira foi instituída em 1994. Sob a direção artística de Gil Jardim, ganhou rapidamente notoriedade a nível nacional. Isto se deu pela qualidade do trabalho, especialmente pela preservação da obra de Villa-Lobos. Jardim criou a Filarmonia Brasileira com o intuito de explorar a fusão de elementos étnicos e eruditos, tradição tão presente na música brasileira.

Vencedor de três Grammy (Oscar da música),
Marsalis possui um interesse musical diversificado, que vai do jazz ao blues. Seu projeto musical inclui a música clássica. Em 2002, fundou o selo musical Marsalis, com o objetivo de produzir seus próprios trabalhos e de divulgar novos talentos.

O Lehman Center é apoiado pelo New York City Department of Cultural Affairs e pelo New York State Council on the Arts.

<  voltar  -  topo   


© Comunidade News LLC.
O jornal da Comunidade brasileira nos EUA