Revista Sax & Metais
Palco dos Mestres
por:
Marcelo Soares Maciel
fotos: Marcelo Soares Maciel

Julho 2006 - nº 3

Um Sopro de Brasil, iniciativa histórica que reuniu os maiores nomes do sopro nacional
e ficou eternizada em forma de livro, CD e DVD e, acima de tudo, em nossas lembranças.

Paulo Moura - Um Sopro de Brasil
Bons ventos nos trouxeram de volta uma das iniciativas mais bem-sucedidas entre os amantes da música, especialmente dos instrumentos de sopro. Para celebrar o lançamento do CD, livro e DVDs Um Sopro de Brasil, foram levados ao palco do Sesc Pinheiros, nos dias 27 e 28 de maio, instrumentistas do quilate de Paulo Moura, Vinicius Dorin, Teco Cardoso, Vittor Santos, Léa Freire, Altamiro Carrilho, Adolfo Almeida Jr., Mané Silveira, Maurício Einhorn, Joatan Nascimento e Mauro Rodrigues.
Quem esteve por lá não deixou de adquirir o ‘pacote’, e se deleitou com os shows dos instrumentistas acompanhados por uma banda formada pelos mestres Benjamim Taubkin (piano), Zeca Assumpção (baixo acústico), Caito Marcondes (percussão), Guello (percussão), Edmilson Capelluppi (violão), Rodrigo Campos (cavaquinho), Mayra Moraes (violino), Simplício Brito Jr. (violino) Eduardo Bello (violoncelo) e Alexandre Razera (viola).
Este lançamento foi uma reedição do evento de 2004, com um menor número de músicos, mas a mesma qualidade musical. Em novembro daquele ano, Um Sopro de Brasil, uma iniciativa de Myriam Taubkin e Morris Picciotto, tornou real um sonho de muitos saxofonistas, flautistas, oboístas, clarinetistas e outros ‘istas’ do sopro: reunir, em um único palco, as riquezas dos timbres e nuances desses instrumentos sempre presentes nas formações populares e eruditas de nossa música, enfatizando a diversidade harmônica criada com a fusão desses instrumentos e as infinitas possibilidades de arranjos.

Grandes nomes do sopro
Prestigiando 250 instrumentistas no recém-inaugurado palco do Sesc Pinheiros, um público de 5 mil pessoas teve a oportunidade de presenciar momentos indescritíveis de música e performance.
O evento contou com a presença de autoridades da nossa música como Nailor Proveta e a Banda Mantiqueira, Roberto Sion, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, regida por Abel Rocha, a Spok Frevo Orquestra, entre tantos outros nomes que podemos assistir, ouvir e ler neste pacote, disponível pelo site www.projetomemoriabrasileira.com.br
A partir de Um Sopro de Brasil, muitos músicos e apreciadores tiveram a real dimensão do que o nosso universo do sopro é capaz de atingir tanto em termos de público quanto em requintes harmônicos na execução desses tão desejados instrumentos. Como bem explicou Myriam Taubkin, coordenadora do projeto, “o sopro expressa sensações e cria códigos que fazem parte da cultura de um povo. É o assobio que chama o companheiro de turma, que reconhece a beleza de uma mulher ou que identifica o passarinho, é o apito do juiz nas quadras, do guarda de trânsito, do mestre de bateria numa escola de samba. E o que dizer dos instrumentos de sopro? É uma viagem sem fim com sua profusão de timbres, sonoridades, estilos e utilizações experimentadas nas tradições brasileiras, não só nos ambientes de música como nas mais diversas manifestações culturais que fazem parte do cotidiano popular”.

Interação com o público
Um Sopro de Brasil também ofereceu oficinas abertas ao público, em que as pessoas tiveram a oportunidade de se aproximar dos instrumentos e arriscar seus primeiros sopros. Entre os temas, foram abordados a construção de instrumentos com materiais inusitados, os ritmos e a técnica do pife, os ritmos nordestinos nos metais, a gaita de boca como medicamento da alma, a história da flauta e a improvisação no sopro brasileiro.
Toda essa empreitada aproxima o público do universo musical, dando acesso aos instrumentos e aguçando o desejo pelo estudo dessa arte. Tanto o CD como o livro e os DVDs do show compõem um material de pesquisa indispensável para qualquer músico, além de ser uma oportunidade de assistir a um espetáculo inesquecível.

<  voltar  -  topo   


© Sax & Metais