www.hermesbar.com.br
"Léa Freire e Grupo Tripiscis"
Curitiba 14/09/2005 22hs00

A flautista de São Paulo vai se juntar ao grupo curitibano para um encontro inédito no Hermes.

Todos ótimos músicos, vão tocar temas instrumentais de Tom Jobim, Herbie Hancok, Pat Matheny, Hermeto Pascoal, além de composições próprias.

Léa Freire
Grupo Tripiscis

www.parana-online.com.br e www.guiaparana.com.br
"Flautista faz show que reúne jazz e MPB
"
Curitiba 14/09/2005

A paulista Léa Freire se apresenta hoje, com os músicos Endrigo Bettega, Mário Conde e Marília Giller, que formam o Tripiscis, numa performance que une música brasileira instrumental e jazz - marca registrada dos músicos curitibanos do trio. No show, Léa toca, entre outras composições, a música Vatapá, feita em parceria com Joyce, que também se apresenta em Curitiba esta semana.
Lea Freire chegou anteontem em Curitiba e se assustou com o frio. “Preciso comprar roupas”, disse ela a Marília, pianista do Tripiscis. Vinda para apresentações agendadas com a Orquestra à Base de Sopro, Léa aproveita para se reunir com amigos e fazer um show paralelo mostrando suas músicas e acompanhando composições do trio. “Sou louca para tocar em Curitiba, nunca fiz um show só meu aqui”, comenta a paulista que já tocou com vários músicos pelo Brasil, como Djavan, Hermeto Pascoal, Yamandú Costa, Arrigo Barnabé, entre outros. No repertório, além de músicas próprias, Tripiscis e Léa Freire inserem composições de Tom Jobim, Herbie Hancok e Pat Matheny, numa fusão de música brasileira e jazz de altíssima qualidade.

Tripiscis
A parceria entre Marília Giller, Endrigo Bettega e Mário Conde já dura bastante tempo: a troca de experiências e vivências sonoras vem de décadas atrás, quando cada um deles atuava em diversos grupos e países. A formação se deu no final de 2003 por Marília, que nomeou o grupo baseada em sua paixão pela astrologia. Daí o nome Tripiscis-três piscianos. A apresentação oficial aconteceu este ano com composições da pianista e de outros autores que influenciam seu trabalho como, Tom Jobim e Nelson Aires.

Léa Freire é formada pela escola americana Berklee School, foi professora de diversos instrumentos e solfejo (leitura musical). Participou de apresentações ao lado de nomes importantes da música popular, como Djavan, Yamandú Costa, Rosinha de Valença, Arrigo Barnabé e Cauby Peixoto. É produtora e editora de música instrumental brasileira pelo selo Maritaca. Seu primeiro CD, Ninhal, foi lançado em 1997 e agora em 2005, pelo mesmo selo, Léa continua sua parceria com o trombonista Bocato e lança seu mais recente trabalho Antologia da Canção Brasileira vol. 2, também pelo mesmo selo.

© Maritaca Produções Artísticas - [55 11] 3021.5282