Correio Brasiliense
Maritaca: som medicinal para ouvidos adoentados
Por
Hélio Franco
Setembro 2005

Doente com letras cretinas cantadas sobre bases indigentes? Maritax resolve. Enjoado do romantismo rasteiro emoldurado por melodias banais? Maritax resolve. De estômago embrulhado pela falta de talento de bandinhas produzidas em linhas de montagem? Maritax resolve. Foi com esse apelo “terapêutico” que a gravadora paulistana Maritaca (www.maritaca.art.br), especializada em música instrumental, colocou no mercado o pacote Maritax – Um tônico para os seus ouvidos, com seis títulos – três originais e três relançamentos – de instrumentistas respeitados nacionalmente, que de outra forma não teriam espaço no país do jabá.

Entre os álbuns inéditos, figura Corrente (do trio formado pelo pianista Fábio Torres, o baixista Paulo Paulelli e o baterista Edu Ribeiro). Fábio Torres realizou gravações em álbuns de Dominguinhos, Virgínia Rosa, Vânia Bastos e Nação Zumbi, e desde 1999 acompanha a cantora Rosa Passos. Foi tocando com ela que conheceu Paulo Paulelli, o neto de Ernesto (aquele do Samba do Arnesto, de Adoniran Barbosa), que já acompanhou, entre outros, Arturo Sandoval, Roberto Menescal, Wagner Tiso, Toninho Horta, Ivete Sangalo, Chico Buarque, Ed Motta e Maria Rita. Baterista de Yamandú Costa, Edu Ribeiro também tem extenso currículo ao lado de grandes nomes da MPB.

Outro artista que começa a despontar nas fichas técnicas de álbuns de nomes importantes da música instrumental é o baterista e pianista Alex Buck, que participa do pacote com o álbum de estréia Luz da lua. Dono de estilo muito particular, Buck é apontado por músicos do quilate do contrabaixista Arismar do Espírito Santo como o mais novo representante da bateria harmônica brasileira. Arismar é pai, ao lado da pianista Silvia Góes, do terceiro nome do pacote de inéditas, o multiinstrumentista Thiago Espírito Santo, que estréia com Thiago e é outro integrante da banda de Yamandú Costa, como Edu Ribeiro).

Entre os relançamentos está Porto dos casais, de Nenê, histórico baterista do lendário Quarteto Novo, de Hermeto Pascoal, e também músico de Elis Regina, Milton Nascimento e Egberto Gismonti. Outro nome importante, com 30 anos de carreira no Brasil e no exterior, é o pianista Mozar Terra, que relança seu Caderno de Composição. Finalmente, a dona da Maritaca, a flautista Léa Freire, comparece ao lado do saxofonista Teco Cardoso em Quinteto. Música medicinal para ouvidos doentes da mediocridade generalizada.

Hélio Franco
Do Correio Braziliense

CORRENTE
Álbum do trio formado por Fábio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro.
Produção: Guennoshin e Bumba.

LUZ DA LUA
Álbum de estréia do baterista e pianista Alex Buck.
Produção: Alex Buck.

THIAGO
Álbum de estréia do multiinstrumentista Thiago Espírito Santos.
Produção: Helton Altman.

PORTO DOS CASAIS
Álbum solo do baterista Nenê.
Produção: Benjamin Taubkin.

CADERNO DE COMPOSIÇÕES
Álbum do pianista Mozar Terra.
Produção: Rodolfo Stroeter e Teco Cardoso.

QUINTETO
Álbum da dupla Léa Freire e Teco Cardoso.
Produção: Teco Cardoso e Léa Freire.

<  voltar  -  topo   


© Correio Brasiliense