Jornal ABC Domingo
Os causos do violeiro
por:
Juarez Fonseca
foto:
Isabela Senatore

Porto Alegre 19.07.2009

Paulo Freire fará show, oficina e contará causos para crianças
Sábado
25/07 e Domingo 26/07 próximos

O violeiro paulista Paulo Freire chega a Porto Alegre esta semana com mais uma de suas maravilhas, o disco e livro Nuá – As músicas dos mitos brasileiros. Serão três atividades: sábado, show de lançamento no Teatro Sesc Centro; domingo de manhã, um encontro de contação de causos, para crianças, e à tarde, uma oficina sobre viola caipira, ambos na Casa Elétrica.

Clássico caso de quem dedicou a vida à viola e ao mergulho nas histórias do Brasil profundo, em ação desde 1977 (tempo em que produziu sete discos e publicou três livros), Freire tornou-se um mestre, um homem sábio, um entendedor e transportador de magias, mistérios e segredos. No livro Nuá ele conta 12 histórias, ou causos, que têm como ponto de partida o folclore, como A Dança dos Tangarás, Cunhado de Lobisomem, Curupira, Cabeça Voadora, Serpente Emplumada, Dona do Capeta e Teiú do Jarau. No disco, são 12 composições inspiradas nas mesmas histórias. Pode-se ler só o livro, que é encantador, Freire escreve muito bem, imprime à narrativa o sabor peculiar da oralidade popular, caipira e sertaneja, principalmente.

Pode-se ouvir só o disco, instrumental, com a presença de alguns dos maiores músicos brasileiros, entre eles Nailor Proveta, Lea Freire, André Mehmari, Toninho Ferragutti, Teco Cardoso, Bocato. Mas o melhor é ler o livro ouvindo as belas músicas correspondentes. Os causos duram praticamente o mesmo tempo das composições, em ritmos como lundu, coco, guarânia.

O causo Teiú do Jarau se passa no Rio Grande do Sul e a música é uma milonga, com arranjo dos gaúchos Nenê e Ronaldo Saggiorato, eles na bateria e no baixo, a viola completando o trio. Coisa muito linda mesmo. Uma viagem, como diz em texto que fecha o livro a antropóloga Betty Mindlin: “Os núcleos apavorantes, as aparições, o fantasmagórico e a morte acabam virando sem-vergonhice irreverente e alegre, sem censura, libertária”. Nuá tem distribuição da Tratore.

Show no Teatro Sesc, Sábado 25/07, 20 horas, grátis, 3284.2071. Na Casa Elétrica, domingo 26/07, às 10 horas, contação de histórias para crianças (10 e 15 reais), e às 14 horas, oficina sobre toques de viola (30 reais), infos 3023-5463 e 9968-6998.

<  voltar   


© Jornal ABC Domingo