www.ziriguidum.com
"Mozar Terra"

Por Beto Feitosa
21/11/2005

Mozar Terra abre seu Caderno de composições
Álbum gravado entre 1991 e 2001 é relançado

Mozar Terra
O pianista Mozar Terra abre o baú e resgata seu Caderno de composições. O belíssimo título do álbum, gravado em 1991 e resgatado agora pelo selo Maritaca com novas faixas gravadas dez anos depois, apresenta 12 músicas do compositor.

O leque é aberto e o sotaque de seu piano brasileiríssimo. Vai desde o lirismo bucólico de Flor da serra até o balanço cheio de improvisos de Ascenção, faixa que abre o disco, e Subterrânea. Essas faixas talvez sejam um ensaio para o próximo projeto de Mozar, o já aguardado CD Gafieira chic. Sozinho mostra a inegável força de seu piano em Entre o céu e a serra, Fantasia para Lívia e Ícaro, com o único parceiro presente no CD, Antenor Bogea.

No encarte o próprio músico explica o título. "Lembro-me bem que quando freqüentava o curso fundamental, naquele tempo chamado de primário, tínhamos uma obrigação muito freqüente. Na classe, e muitas vezes como dever de casa, era proposto uma composição. A professora dava um tema e a gente se virava como podia para contar ou inventar uma história. O dia da sessão de leitura desses trabalhos era sempre um show. Ali se ouviam composições em diferentes formas literárias e poéticas", lembra. "Eu aprendia a usar as palavras, organizar as idéias e me divertia muito. Acho que as composições que apresentamos nesse CD começaram ali, daí o título", explica.

Em seus trinta anos de carreira, Mozar já acompanhou artistas como Caetano Veloso e Lúcio Alves. Vivendo na Europa, foi convidado para participar das turnês de Joyce pelo continente, Brasil e Japão. Já de volta ao Brasil, atua em vários projetos educacionais na Universidade Livre de Música Tom Jobim.

Seu riquíssimo Caderno de composições mostra apenas parte de uma obra. O virtuoso piano passeia por temas de um compositor inspirado e talentoso. O músico, que muitas vezes fica em segundo plano acompanhando outros artistas, mostra também sua cara.

<  voltar  -  top   


© www.ziriguidum.com