www.ziriguidum.com
"Uma bem vinda estréia"

Por Beto Feitosa
24/10/2005

Thiago Espírito Santo lança primeiro CD solo e confirma seu talento

Thiago Espírito Santo
O caminho da música parece natural para quem já nasceu no meio de acordes e harmonias. Filho do multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo e da pianista Silvia Góes, o baixista Thiago Espírito Santo estréia em um CD solo "Thiago" que não é trabalho de iniciante.

O talento do músico fica evidente logo na primeira faixa, quando casa Bach com Villa Lobos e segue na interpretação de Caminhos cruzados, clássico de Tom Jobim. Thiago sola sozinho com seu baixo pela melodia e depois também assume o violão elétrico em uma dobradinha de arrepiar. Nesse e em outros momentos do disco o músico mostra a cuidadosa concepção musical do trabalho.

O clima intimista dá logo vez a uma bem temperada gafieira-jazz com direito a sopros e o violão do amigo Chico Pinheiro, com quem excursiona. O clima é de festa, com participações e homenagens. Thiago dedica a Dominguinhos a música Nenén no forró com participação do próprio músico no acordeon. Dominguinhos também é lembrado na interpretação de sua Nilopolitano, em medley com Baião n° 1, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Apesar das releituras a maior parte do CD é autoral. Thiago apresenta músicas fortes e bem trabalhadas, harmonias ricas como a que encerra o disco. Única faixa que ganhou letra, em parceria com Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro, Tocar tem participação especial de Zé Renato e garante: "Só quem sabe / É quem sabe tocar / Não dá pra dizer o prazer que há".

Fazendo do estúdio a sala de casa, o vocal de Bia Góes é destaque na faixa Thiago, composição de Sílvia para o filho. A homenagem é retribuída em Fizê, composição de Thiago para a mãe. Sílvia e Arismar participam do trabalho do filho. O diálogo dos baixos de Thiago e Arismar em Má rapaiz! é pura simbiose musical.

A versatilidade do músico marca o disco. Viajando em vários ritmos e influências, Thiago Espírito Santo cometeu um CD de músico experiente. Talento e transpiração que ficam evidentes em ótimos arranjos. Acumulando experiência em festivais pelo Brasil e acompanhando artistas como Chico Pinheiro, Hamilton de Holanda, Armandinho entre outros, Thiago encontra um caminho próprio em sua música.

Nem todo músico se sai bem como figura principal de uma obra, é preciso personalidade e criatividade. Alguns se limitam a tocar, acompanhar outros artistas. Thiago tem o talento de criar, de conceber. Traz várias informações, mistura composições próprias com obras já conhecidas e consegue fazer disso, um trabalho bem interessante. Seu primeiro CD prova o talento do músico que tem asas para vôos solo.


Thiago Espírito Santo - show de lançamento do CD
Dia 1° de novembro, às 22h
Tom Jazz
Av. Angélica, 2331 - tel (11) 32553635

<  voltar  -  top   


© www.ziriguidum.com