jornal.valeparaibano.com.br
Banda Mantiqueira traz a S. José MPB tipo exportação
por:
Tom Gomes

13/07/1999

Grupo que foi indicado ao Grammy na categoria jazz latino
apresenta músicas de João Bosco, Guinga e Aldir Blanc

A Banda Mantiqueira, de São Paulo, mostra amanhã em São José dos Campos a música que vem fazendo há oito anos e que lhe rendeu uma indicação ao Grammy no ano passado. O show instrumental faz um passeio por clássicos do samba e do choro arranjados à moda das grandes orquestras de gafieira, além de homenagear autores como Luiz Gonzaga e Tom Jobim.

A apresentação do grupo na cidade faz parte do projeto Sesc Instrumental, organizado pelo Sesc São José, e começa às 20h30, no ginásio da unidade.

O roteiro do espetáculo inclui canções de compositores como Guinga, João Bosco e Aldir Blanc, além de Pixinguinha e Tom Jobim.

"Prêt-a-porter de tafetá", de João Bosco, "Baião de Lacan", de Guinga, e "Bixiga", de Proveta, são alguns exemplos do que será mostrado no Sesc, segundo o guitarrista Jarbas Barbosa.

GRAMMY - Foi com esse estilo de música que a banda formada por 13 músicos de diversas vertentes, comandada pelo saxofonista e clarinetista Nailor Azevedo, o Proveta, foi indicada ao Grammy em 98 como a melhor performance de jazz latino.

Embora a própria banda estranhe a categoria "jazz latino" em que concorreu ao prêmio, considerado o maior da música norte-americana, não esconde o efeito que a indicação teve para sua carreira.

Formada há oito anos em São Paulo por músicos que se encontravam pelo simples prazer de estar juntos, a Mantiqueira sempre foi um nome muito conhecido de músicos e nem tanto do público (veja texto nesta página).

"Depois do Grammy surgiram muitas propostas para trabalhos", conta o guitarrista Jarbas Barbosa. "A música instrumental no Brasil ainda tem um público pequeno, ainda falta ser divulgada", diz ele.

Por causa disso, os músicos ainda precisam se dedicar a outros trabalhos. Além das atividades com a Banda Mantiqueira, todos eles têm trabalhos paralelos, atuando em estúdio ou no palco junto a estrelas da MPB como Djavan, Ed Motta e Gal Costa.

"A parte mais difícil do nosso trabalho é a agenda", diz Jarbas. "Para gravar, a gente precisa conciliar as atividades de fora com as da banda", conta ele.

Entre os que exercem atividades com outros músicos estão Walmir Gil (trompete) e François de Lima (trombone), por exemplo, que fazem parte da banda de Djavan. Cacá Malaquias acompanha o cantor sertanejo Leonardo e Ubaldo Versolato trabalha com a dupla Sandy e Júnior.

NOVO CD - Com um único disco gravado, "Aldeias", distribuído pela gravadora Pau Brasil, a Banda Mantiqueira se prepara para gravar o segundo e conquistar, quem sabe, o mercado internacional.

"O objetivo de nosso trabalho agora é ser mostrado fora do Brasil", diz Jarbas. O início das gravações do novo CD está previsto para agosto e terá composições próprias e canções da MPB arranjadas pelo grupo.

<  voltar  -  topo   


© jornal.valeparaibano.com.br