www.teatroalfa.com.br
"Heloísa Fernandes"

Teatro Alfa
24/10/2005

Instrumental em Alfa

Eloísa Fernandes
A pianista apresenta composições do seu cd "Fruto" que tem como justificativa a busca da criação e procura de formas e texturas que descrevam não só a unidade musical, mas também toda a carga imaginária, abstrata e emotiva que a música leva, com todas as influências de quem sempre apreciou a música livre, conceitual, desprendida e arraigada na simplicidade e complexidade do que é pensar música.

31 de outubro
segunda-feira, 21h
R$ 30,00
Teatro Alfa - Rua Bento Branco de Andrade Filho nr. 722
Santo Amaro - São Paulo SP (11) 5693.4000 e 0300 789-3377


Pianista e compositora, iniciou seus estudos com sua mãe aos cinco anos. Estudou piano com Paulo Bérgamo, Paulo Gori e posteriormente, Gilberto Tineti. Graduou-se em instrumento pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, com pontuação máxima. Estudou composição com Mário Ficarelli e Willy Correa; harmonia, com Laura Abraão e orquestração com o maestro Aílton Escobar. Cursou regência de orquestra no Centro de Estudos Tom Jobim, com os maestros Luiz Fernando Marchetti e Roberto Faria. Estudou e trabalhou como professora no CLAM (Centro Livre de Aprendizagem Musical). Foi aluna do pianista e arranjador Ricardo Lobo, com quem estudou improvisação, jazz e música popular brasileira.

Atuou ativamente junto à música erudita como intérprete, tendo se apresentado em diversos recitais, participado de formações camerísticas, workshops ministrados pelos pianistas Amílcar Zanin e Gilberto Tineti, além da Orquestra Jovem do Estado.

Os projetos ligados à música popular instrumental brasileira transcorreram paralelamente.

Em 2001, participou do Prêmio Visa para Instrumentistas, sendo uma das cinco finalistas premiadas no referido festival. Atua em projetos na música instrumental como autora e instrumentista.

Ao lado do percussionista Ari Colares, desenvolve um duo que tem em seu repertório músicas étnicas, religiosas e da cultura genuinamente popular, além de composições próprias.
Ao lado do músico Benjamim Taubkin, apresentou-se em duo, no projeto “Pianos em Duo”, do Sesc Pinheiros.

No programa Vozes do Brasil, da rádio Eldorado, foi convidada pela repórter Patrícia Palumbo a compor a trilha instrumental do programa do qual participou ao lado de Guinga, Leila Pinheiro e Paulo Sérgio Santos.

Em um trabalho de pesquisa da música popular brasileira composta para piano no séc XVIII e XIX, montou a trilha instrumental para o projeto “Música e Poesia” (a convite do Sesc V.Mariana), com texto de Machado de Assis, no qual atuou também como pianista.

Também atuou ao lado dos músicos Caito Marcondes e Teco Cardoso em projetos de música instrumental; dentre eles “Instrumental SESC Brasil” (Sesc Paulista).
Em 2004, apresentou-se nos projeto “Percussionistas”, do Sesc Consolação, como convidada do percussionista Ari Colares e também no Teatro da Cultura Inglesa no projeto “Duos Brasileiros”; também como convidada, participou do projeto BA-FA-FA Instrumental, ao lado de Duofel e Vinícius Dorin.

Ao lado destas atividades, lança em 2004, através do selo Maritaca, seu primeiro CD, intitulado “FRUTO”.
Trabalho autoral, que inclui também arranjos para temas de Pixinguinha e Caetano Veloso.

Produzido por Heloísa Fernandes e André Magalhães, com direção musical do maestro Gil Jardim, o CD conta com os músicos Zeca Assumpção (Contrabaixo), Cláudio Cruz (violino), Alceu Reis (violoncelo), Ari Colares, André Magalhães, Sérgio Reze (percussão e bateria), Teco Cardoso (flautas) e Naná Vasconcelos (percussões e voz).

O título “FRUTO” se justifica na busca da criação e procura de formas e texturas que descrevam não só a unidade musical, mas também toda a carga imaginária, abstrata e emotiva que a música leva, com todas as influências de quem sempre apreciou a música livre, conceitual, desprendida e arraigada na simplicidade e complexidade do que é pensar música.

Duração: 60 minutos
Classificação etária: Livre

<  voltar  -  top   


© www.teatroalfa.com.br | www.heloisafernandes.com