www.portaldojazz.com

"A Hora e a Vez de VINICIUS DORIN - O Gênio do Saxofone!"
Vinicius Dorin - CD Revoada
por Dihelson Mendonça
março de 2005

Considerado por Hermeto Pascoal o gênio do Saxofone, e tendo já participado em dezenas de CDs instrumentais e vocais como convidado muito especial, o grande músico paulista Vinicius Dorin acaba de lançar (e já era tempo!) o seu primeiro CD como líder de um grupo. Chama-se "Revoada". Trabalho de grande magnitude e profundidade realmente impressionante, Dorin sempre melodioso, consegue ao mesmo tempo unir o simples e o complexo, e em profunda musicalidade, expressar o indizível que somente aos privilegiados que o escutam, é dado captar toda a sua verdadeira essência. Ouvir os improvisos de Vinicius Dorin é ganhar uma viagem de ida e volta ao Olimpo da música, onde ostentam-se os monumentos aos grandes gênios que já habitaram este planeta.

Nascido em Ituverava-SP em 1962, iniciou com o piano seus primeiros estudos de música em Araçatuba (SP), aos 7 anos de idade.

Aos 14, em Itu, começou a estudar flauta, e aos 16 ingressou na Banda União dos Artistas, onde teve as primeiras aulas de saxofone. Nessa época iniciou sua carreira profissional fazendo bailes com a Orquestra Sambrasil de Itu – SP e depois com o conjunto Makros, ao mesmo tempo em que cursava o Conservatório de Tatuí.

Aos 20 anos mudou-se para São Paulo, onde ganhou uma bolsa de estudos para cursar o CLAM, tornando-se professor nessa mesma escola.
Nesse período trabalhou com vários grupos como a Banda da Patroa com Silvia Goes e Arismar do Espírito Santo, Orquestra 150 do Maksoud Plaza, Johnny Alf, Laércio de Freitas e outros. Também começou a gravar jingles e discos.

De 1988 a 1990 participou do show “Sedução” com a cantora Simone, viajando por todo o Brasil e Portugal.

Em 1991 e 1992 trabalhou com Gal Costa fazendo o show “Plural”, com o qual excursionou pelo Brasil, México, Alemanha e participou do Festival de Montreux.
Ainda nesse período fez parte dos grupos instrumentais Comboio e Banda Savana, gravando com esta última dois CDs e participando do projeto “Arranjadores”, junto com os maestros Cipó, Duda, Moacir Santos e Branco, entre outros.

Em 1993 foi convidado por Hermeto Pascoal para integrar o seu grupo, estreando em uma turnê pela Argentina e Uruguai e participando do Free Jazz Festival do mesmo ano.

Desde então, vem participando com o Grupo de Hermeto Pascoal de vários festivais como os de Nova York, New Orleans, Amsterdã, Porto, Buenos Aires e Bogotá, além de concertos pela América do Sul, Europa e Estados Unidos e Japão.

Participou de CDs e shows de Jane Duboc.

Gravou CDs com o baterista e compositor Nenê, com o contrabaixista e compositor Arismar do Espírito Santo, com o guitarrista Fernando Correa, com a Big Band Bissamblazz e gravou com Hermeto Pascoal o seu mais recente CD - Mundo verde Esperança.

Atualmente também faz parte da Banda Mantiqueira.

Desde 2000 vem se apresentando com seu grupo e recentemente lançou seu primeiro CD solo - REVOADA.
Como professor, além do CLAM, deu aulas no Conservatório de Tatuí por 3 anos, atualmente dá cursos de música na Oficina Aldo Bove e tem ministrado workshops e participado de Festivais como os de Ouro Preto, Tatuí e Campos do Jordão e Londrina.

(por Rita Cabral)

O magnífico trabalho - REVOADA - de Vinicius Dorin, brevemente estará disponível na rádio do Portal do Jazz para o deleite dos nossos ouvintes, mas já se encontra nas boas lojas de CDs. E Para aqueles que quiserem conhecer melhor o trabalho do Vinicius, visite a sua página no selo MARITACA, um dos grandes selos da música de qualidade que se faz no Brasil. O CD REVOADA foi lançado recentemente (03/2005) em grande Festa em São Paulo, com as presenças dos seus integrantes e participações especialíssimas: Nenê (Bateria) , Enéias Xavier (Contrabaixo), Fernando Correa (guitarra) , Írio Jr. e Andre Marques (Teclados), participação especial de Arismar do Espírito Santo. Confira!

<  voltar   


© www.portaldojazz.com