MPB de A a Z - Programa 83
Cartas Brasileiras

por: Pedrinho Alves Madeira
Setembro 2007

Olá, eu sou o Pedrinho Alves Madeira e você está ouvindo o MPB de A a Z. Nesta edição, batizada de “Brasil Instrumental”, estamos apresentando discos recém-lançados por significativos nomes do universo da música instrumental brasileira.

Neste bloco, você vai ouvir músicas do disco “Cartas brasileiras”, da compositora, arranjadora e flautista Léa Freire, que também é a dona do selo “Maritaca”. O selo, que já tem 10 anos, lançou 30 cds de alta qualidade, tendo em seu elenco, instrumentistas como Teco Cardoso, Arismar do Espírito Santo, Nailor Proveta com sua Banda Mantiqueira, entre tantos outros.

A discografia de Lea Freire é composta por 6 cds, que começa com Ninhal (1997), passa pela Antologia da Canção Brasileira, vol.1 e vol. 2, que realizou com o trombonista Bocato e termina com Cartas Brasileiras, lançado no final do primeiro semestre deste ano ( 2007) O projeto nasceu há dois anos e contou com a cumplicidade do também flautista - e saxofonista - Teco Cardoso, o diretor musical do disco. Além de Teco, que toca flauta e saxofones em algumas faixas do disco, há as participações de grandes músicos. Entre eles, Gil Jardim - arranjos e regências, Luca Raele - arranjos e participação em duas músicas com o grupo Sujeito a Guincho, Nailor "Proveta" Azevedo - arranjo, saxofones e clarinete, Tiago Costa - arranjo e piano, André Mehmari, Felipe Senna, Paulo Braga e Paulo Bellinati.

Na seqüência, músicas do disco “Cartas Brasileiras, sexto trabalho da flautista e compositora Léa Freire. Você vai ouvir:

Interpretes Músicas Autores Lançados em:
Léa Freire Bis a bis Léa Freire 2007
Léa Freire Isabella Léa Freire 2007

Sobre o disco, escreveu a jornalista Maria Luiza Kfouri: “Léa Freire assina quatro arranjos e sua flauta é ouvida em apenas duas das 11 faixas do disco, além do piano em "Espiral". O que pode parecer pouco para uma instrumentista que tem mais de uma centena de participações em músicas de diversos discos. No entanto, "Cartas Brasileiras" é um disco de compositora. De grande compositora, acrescento eu. A diversidade de melodias e ritmos que Léa desfila no disco e a beleza de cada uma das composições, muito além de um certo "ecletismo" que andou na moda, dão mostras do domínio do ofício. Domínio que é fruto da sensibilidade, do talento, do dom para a música e, também, do trabalho, do estudo, da capacidade para ouvir o que está à sua volta, para depurar o que se ouve, e para dividir seu som e seu espaço com quem merece. E é desta maneira que se soma dividindo.

Interpretes Músicas Autores Lançados em:
Léa Freire Mané Léa Freire 2007
Léa Freire Domingo de Manhã Léa Freire 2007

<  voltar  -  topo   


© MPB de A a Z