www.jornalmusical.com.br
Léa Freire bem acompanhada em Cartas brasileiras

por: Tárik de Souza
RJ 30.04.2007

Léa Freire
Flautista que começou no piano, estudiosa de Bach, Debussy, Villa-Lobos e Radamés Gnattali e interessada em jazz, rock, bossa, choro e baião, a flautista compositora e arranjadora paulista Léa Freire chega ao quinto disco, Cartas Brasileiras (Maritaca) muito bem acompanhada. Ou melhor, a cada uma das 11 canções do CD, todas de sua autoria, muda o cenário instrumental e o acompanhamento, que envolveu 66 músicos, incluídos os arranjadores, sob a direção musical de Teco Cardoso e regência do maestro Gil Jardim.

Por exemplo: Em “Bis a bis”, além de clarones (Luiz Nivaldo Orsi Filho, Luis Afonso Montanha) há requintas (Luca Raele, Sergio Antonio Burgani). A bossa “Isabella” tem três flautas (a baixo fica com a solista). Em “Espiral (Carta celeste)” Léa Freire retoma o piano para um dueto com a voz de Monica Salmaso, que ela considera “uma flauta bem tocada”. A bucólica “Vila Ipojuca” tem a participação dos clarinetes e clarones do grupo Sujeito a Guincho. “Caminho das pedras” congrega os irmãos chorões Izaías (bandolim) e Israel Bueno de Almeida (violão de 7) além de Paulo Bellinati (violão de 6) e do piano de André Mehmari. Léa Freire deu-se ao trabalho de aferir o ritmo da chuva que começou a cair quando escreveu “Choro na chuva”. “Chovia em 17 por 16! Sério! É que a natureza não tem essa regras de gente”, escreve ela no encarte. Em “Vento em madeira”, arranjo da autora, sopra uma orquestra opulenta: 12 violinos, quatro violas, quatro cellos, dois contrabaixos, duas flautas, dois fagotes, duas trompas, clarinete, clarone, sax soprano, piano, percussão e até zabumba.

Parceira autoral de Joyce, instrumentista que atuou com Alaíde Costa, Arrigo Barnabé, Hermeto Pascoal, Leny Andrade, Arismar do Espírito Santo e estreou em disco em Ninhal (1997), Léa ainda pilota o selo Maritaca, que lançou o disco, junto com mais 20 outros títulos. Ela também é produtora e editora de música instrumental e tem dois livros publicados com partituras dos CDs Caderno de composição, do pianista Mozar Terra e o CD Quinteto, ao lado de Benjamim Taubkin. Cartas Brasileiras será lançado no Auditório Ibirapuera, em São Paulo dias 10, 11 e 13 de maio.

<  voltar  -  topo   


© www.jornalmusical.com.br