www.jornalmovimento.com.br
Theo de Barros "Mais um trabalho de mestre"
por Toninho Spessoto
Theo
Maritaca

18/06/2004

Maestro, arranjador, compositor e violonista, Theo de Barros é, sem qualquer sombra de dúvida, um dos gênios da Música Popular Brasileira. Disparada, parceria com Geraldo Vandré, e Menino das Laranjas, sucesso na voz de Elis Regina, já seriam suficientes para inscreve-lo nessa categoria. Mas ele segue produzindo.

O terceiro trabalho do artista está sendo lançado pela Maritaca, com produção de Léa Freire e direção musical do próprio Theo. Traz dezesseis composições recentes, feitas a partir de 2001. Ele nunca fez da composição o principal mote de sua carreira, mas de três anos para cá trancou-se em casa e passou a criar freneticamente, incentivado por vários amigos, entre eles o poeta Paulo César Pinheiro, que lhe enviou uma série de poemas, que resultaram em mais de 50 parcerias. O músico também começou a compor letras e a trabalhar com novos parceiros.

Das canções com Paulo César Pinheiro, Theo de Barros gravou Angola (com o filho, Ricardo Barros, nos vocais), Aquele Carinho (aqui na voz do próprio Theo), Marinheira Morena (mais uma cantada por Ricardo Barros), Embolador e a majestosa Sete Violas (com pai e filho e também Renato Braz, Ana Luiza de Barros e Mônica Salmaso nos vocais). Amor de Poeta, parceria com Cristina Saraiva, é cantada pelo próprio Theo de Barros. Do filho, o violonista gravou Zé Menino, parceria com Conrado Goys (Ricardo é o responsável pelos vocais).

Theo assina sozinho os temas Aguapés, Natureza (voz de Mônica Salmaso), Meu Retrato (que ele canta), Minhoquento, Cinema (também no timbre grave e bem colocado do violonista), Remanso, Festa de Touros (interpretação de Tatiana Parra), Filha Minha (outra cantada pelo músico) e Vôo da Muriçoca.

Entre os músicos que acompanham Theo de Barros, craques como o violonista e violeiro Heraldo do Monte, companheiro dos tempos do Quarteto Novo, que trazia também Hermeto Pascoal e Airto Moreira, Arismar do Espírito Santo (baixo), Caíto Marcondes (percussão), Léa Freire (flautas), Teco Cardoso (flautas), Cido Bianchi (do lendário Jongo Trio, ao piano), Tibô Delor (baixo acústico), Toninho Ferragutti (acordeon), Edu Ribeiro (bateria), Proveta (clarinete) e o naipe de cordas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Em todas as faixas, destacam-se o virtuosismo e a qualidade da criação e do toque de Theo de Barros. As canções trazem harmonias ricas e execuções nunca menos que brilhantes. Trabalho primoroso, concebido por um dos maiores violonistas do mundo.

<  voltar  -  top   


© www.jornalmovimento.com.br