www.jornalmovimento.com.br

Filó Machado "Craque polivalente"

por Toninho Spessoto
07.05.2004

Craque polivalente Jazz de Senzala, nono álbum do compositor, cantor e violonista Filó Machado, é um saboroso exercício de liberdade sonora. Usando e abusando - no melhor sentido da expressão - da capacidade de improvisação vocal e instrumental, Filó mostra mais uma vez ser um dos mais
vigorosos e criativos músicos brasileiros.
Cantor inspirado e violonista mais que competente, apresenta temas instrumentais próprios e revisita, cantando, clássicos da MPB. Do material escrito por ele fazem parte Fada, Laurence, Jazz de Senzala e Pro Felipe, este dedicado ao neto.

Entre as canções conhecidas, Menino das Laranjas (Théo de Barros), Aqui, Ó! (Toninho Horta/ Fernando Brant), Notícias do Brasil (Milton Nascimento/Fernando Brant) e Procissão (Gilberto Gil). E há até um standard americano, Here's That Rainy Day (Jimmy Van Heusen/Johnny Burke).

A competência de Filó o coloca entre os melhores artistas brasileiros, e com totais condições de figurar entre os grandes do jazz, o que efetivamente já acontece, visto o artista desfrutar de livre trânsito no circuito internacional de shows e gravações. Neste álbum, onde é acompanhado por músicos da estirpe de Lea Freire (flautas), Teco Cardoso (flautas), Toninho Horta (voz, violão) e Arismar do Espírito Santo (violões) e no qual divide arranjos com Théo de Barros, ele dá novas provas de talento absoluto. Um dos melhores discos do ano.

<  voltar  -  top   


© www.jornalmovimento.com.br