www.joinville.sc.gov.br
- 09/06/2005
"3º Joinville Jazz Festival começa no dia 23 de junho"

Palcos móveis levarão o jazz ao público
Finalmente começa a contagem regressiva: faltam apenas 14 dias para acontecer o 3º Joinville Jazz Festival, o mais importante evento musical de Santa Catarina. Realizado pelo Instituto Joinville Jazz Festival, o evento se caracteriza por privilegiar a música instrumental e por apresentar atividades que não se resumem aos shows de artistas consagrados.
A terceira edição do Joinville Jazz Festival vai acontecer nos dias 23, 24 e 25 de junho de 2005 em vários espaços da cidade. As apresentações dos artistas selecionados pelo curador Luiz Bueno serão feitas no Teatro Juarez Machado e os ingressos começarão a ser vendidos no dia de 20 de junho, ao preço de R$ 20,00, mais a doação de um agasalho ou um remédio. Estudantes e idosos terão direito a meia-entrada.
As oficinas de instrumentos musicais, que proporcionam aos músicos catarinenses a oportunidade do aprendizado e reciclagem com os mais renomados instrumentistas brasileiros, acontecerão no Centro de Convenções Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen, e as inscrições podem ser feitas também a partir do dia 20. O valor da inscrição é de R$ 50,00 reais. Este ano, o palco móvel estará, a cada dia, num shopping da cidade com apresentações sempre abertas à população.
As emocionantes jam sessions, que fechavam as noitadas dos festivais anteriores, voltarão a acontecer este ano. A cada noite, após a apresentação oficial, os músicos participantes estarão em bares da cidade em busca de integração e congraçamento, tocando, sem acordo prévio, aquilo que lhes der vontade. As jam sessions costumam ser o ponto alto da improvisação de que os músicos são capazes.
E o evento Chorinho no Mercado, que começará às 12h do dia 25, trará a Joinville a mais recente sensação do mundo do chorinho: a banda Tira Poeira, que faz choro com a energia de uma banda de rock.

ESPAÇO PARA TALENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

O Joinville Jazz Festival é um evento único no Brasil, pois divulga, exclusivamente a música instrumental produzida dentro e fora do país. Este ano, as atrações demonstram que houve uma ampliação do mapa geográfico de suas origens e o curador Luiz Bueno procurou reunir um elenco de artistas de qualidade irrepreensível. Assim, teremos duas atrações que são prata da casa: o baixista
Jefferson Lescowich se apresenta na abertura do festival e o grupo Entre Amigos sobe ao palco do Teatro Juarez Machado na noite de 24 de junho. O talento dos músicos sulistas também estará presente com a participação da banda Dr.Cipó, atração dessa mesma noite. Artistas de renome nacional que também fazem carreira no Exterior foram convocados para compor a seleção de all stars do festival. Assim, o Joinville Jazz Festival se orgulha de contar com as apresentações do Zimbo Trio, André Geraissati e Banda Mantiqueira, cada um finalizando uma noite do evento. E ainda tem mais: a atração internacional deste ano é o pianista Donny Nichilo, um bluesman de Chicago que já tocou com Bud Guy, Santana e Steve Ray Vaughn, que está morando em Barra Velha (SC). Esse elenco de estrelas se completa com as participações do Duo Gisbranco, fazendo música em dois pianos, e com o elogiadíssimo pianista carioca Cláudio Dauelsberg.

As apresentações no teatro Juarez Machado começarão sempre às 20h30min e obedecerão à seguinte programação:

Dia 23 de Junho
Jefferson Lescowich
Cláudio Dauelsberg
Zimbo Trio

Dia 24 de Junho
Entre Amigos
Dr. Cipó
André Geraissati

Dia 25 de Junho
Donny Nichilo
Duo Gisbranco
Banda Mantiqueira



As Oficinas e os Oficineiros

Baixo - Arismar do Espírito Santo - O multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo é reconhecido como um músico completo, pela fluência com que toca contrabaixo, guitarra, violão, piano e bateria. Em seus 30 anos de carreira, atuou em shows e gravações de artistas renomados como
Hermeto Pascoal, César Camargo Mariano, Raul de Souza, Hélio Delmiro e George Benson. Seu primeiro CD solo ganhou o Prêmio Sharp de Música Instrumental e, em 1998, foi eleito, por concurso da revista Guitar Player, como um dos dez melhores guitarristas/violonistas do Brasil. Arismar coordena e ministra cursos e workshops de Contrabaixo, Criação Musical e Prática de Conjunto, não só no Brasil, mas também na Argentina e na Dinamarca.
Teclado - Silvia Góes - A pianista Silvinha Góes foi casada com Arismar do Espírito Santo e é mãe de
Tiago do Espírito Santo. Trata-se, obviamente, de feras musicais que tem valorizado, de maneira bastante expressiva, a qualidade da música instrumental que se faz no Brasil. Silvinha é uma das grandes atrações pianísticas que a noite musical de São Paulo tem para oferecer e tem tocado com grandes nomes - e Roberto Sion é apenas um deles - e ministra oficinas e workshops em várias cidades do Brasil. Em 2001, gravou e lançou pelo selo Maritaca, o disco "Piano à Brasileira".
Guitarra -
Cláudio Celso - Guitarrista, compositor, arranjador e produtor, Cláudio Celso é um músico com enorme experiência para passar aos interessados em suas oficinas.Sua didática foi amplamente exercitada enquanto professor do CLAM, a escola do Zimbo Trio. Mas, é como instrumentista que seu currículo é mais extenso. Durante 25 anos morou nos Estados Unidos e tocou com nomes mais do que importantes da história da música moderna: Chet Baker, Jacó Pastorius, Roberta Flack, Naná Vasconcelos, Guilherme Vergueiro. Foi guitarrista da banda Cinnamon Flower, com o saxofonista Charlie Rouse, o pianista Doum Salvador e o baterista Billy Hart, que tocou no Festival de Jazz de Newport, em 1979, e, no ano seguinte, no Cool Jazz Festival de Nova York.
Bateria -
Claudio Infante - Carioca, ex-integrante do grupo Kid Abelha, Cláudio Infante é um abóbora selvagem com sólida formação. Estudou teoria no Instituto Villa Lobos e teve aulas particulares com Bob Wyatt. Com 7 anos já tocava bateria e percussão. Com 10 anos fez uma turnê pelas Américas acompanhando a dupla Claudio Nucci e Zé Renato. Já tocou com Ney Matogrosso, Marisa Monte e Simone. Atualmente, é baterista na banda da cantora Rita Lee e também é integrante do conjunto do trompetista Marcio Montarroyos. E, quando não está em turnê com algum outro artista, sempre produz turnês próprias, realizando cursos de bateria e percussão por todo o país.
Sopro - Léa Freire - Flautista, compositora e produtora de discos, Léa Freire tem um vasto currículo profissional que inclui apresentações com
Alaíde Costa, Guilherme Vergueiro, Hermeto Pascoal, Yamandú Costa, Arrigo Barnabé, Eduardo Gudin e Djvan, para ficar apenas numa listagem reduzida. Com a cantora Joyce tem composto e gravado várias músicas, em discos lançados no Japão, Alemanha, Inglaterra e Brasil. Seu primeiro CD solo é de 1997, chama-se "Ninhal" e teve participações de Filó Machado, Banda Mantiqueira e a própria Joyce. Atualmente, Léa Freire desenvolve um trabalho musical que estabelece uma união entre o erudito e o popular. Isto quer dizer que ela está aliando o formalismo à improvisação, com um forte sotaque brasileiro na sua musicalidade.


Clubinho do Jazz

Luiz Bueno, o curador do Joinville Jazz Festival, é integrante do Duofel. Arquiteto de formação e músico autodidata em instrumentos de corda, é compositor, arranjador, produtor, diretor musical e atua como membro ativo do Fórum Paulista Permanente de Música. Em Joinville, Luiz Bueno acrescentou uma outra - e fascinante - atividade em seu currículo. Ele é o oficineiro do projeto Clubinho do Jazz, a oficina para crianças de 9 a 12 anos que podem, a partir desse trabalho, compreender e usufruir com maior competência, o significado estético da música instrumental que rompe fronteiras e paradigmas para se aninhar debaixo do conceito do jazz. Esta oficina acontecerá no dia 25 de junho, das 14h às 17h e as inscrições podem ser feitas na Secretaria do Evento, ao lado do Teatro Juarez Machado.


Chorinho no Mercado

O parentesco que existe entre o jazz e o chorinho também foi compreendido pela curadoria do
Joinville Jazz Festival que faz questão de manter e impulsionar as apresentações de importantes "chorões" nas manhãs de sábado, no Mercado Municipal de Joinville. Assim, nesta sua terceira edição, o Festival programou para o dia 25, às 12h, as apresentações de dois grupos de chorinho: o "Entre Amigos" e o "Tira Poeira". Aqui, assim como nas apresentações nos pátios dos shoppings da cidade, a entrada é gratuita.
Entre Amigos - O Grupo Entre Amigos, liderado pelo acordeonista Mello, é formado por músicos tradicionais de Joinville. Constituído há 8 anos, atua sempre aos sábados, no Mercado Municipal de Joinville. A maioria é integrante do grupo do Mestre Beira, bandolinista joinvilense que sempre executou e manteve a tradição do chorinho em nossa cidade. O Grupo Entre Amigos é famoso no Estado de Santa Catarina e também no Brasil, por suas apresentações sempre muito aplaudidas, divulgando e interpretando esta música tão nossa que é o chorinho. Sua formação hoje é a seguinte: violão sete cordas - Gauchão Ferreira; cavaco centro - Nelson ( o mais velho chorão da cidade); cavaco solo - Osvaldo; pandeiro - Celso; surdo - Carlinhos; acordeom - Mello; cantor - Paulão.
Tira Poeira - É a banda que tem Samuel Deoliveira, o saxofonista de Florianópolis, com um de seus músicos. O som peculiar do Tira Poeira se deve à variada formação musical de seus integrantes, que passaram pelo samba, pelo rock, pelo reggae, jazz, flamenco, música clássica e música cubana e hoje utilizam todo esse rico material sonoro tendo como eixo o respeito à tradição dos grandes mestres. A improvisação e a liberdade de criar sonoridades resultam numa combinação vibrante e surpreendente. O Tira Poeira é um quinteto, sediado no Rio, formado por cinco jovens, exímios instrumentistas, que têm em comum a paixão pelo choro. Caio Mário no violão, Henry Lentino no bandolim, Samuel Deoliveira no saxofone, Fábio Nin no violão de 7 cordas e Sérgio Krakowski no pandeiro, além de uma promissora carreira própria, também fazem a base instrumental na música "Padroeiro do Brasil", que a cantora Maria Bethânia gravou no seu CD "Brasileirinho".



Pontos de Venda de Ingressos

Os ingressos, para as apresentações no Teatro Juarez Machado, nos dias 23,24 e 25 de junho, às 20h30min, custarão R$20,00 e R$ 10,00 (estudantes e idosos) com a obrigatoriedade de doação de um agasalho ou remédio não vencido.
Ingressos antecipados podem ser adquiridos a partir do dia 20 de junho nos seguintes postos de venda:
Grandelli Calçados, do Shopping Mueller;
Adega Dom Maximiliano;
Balcão do Festival Gastronômico, no Shopping Cidade das Flores; e, Secretaria do Evento, no Centreventos Cau Hansen.
Para as Oficinas, as inscrições devem ser feitas na Secretaria do evento a partir do dia 20. Cada uma das oficinas terá a duração de três dias e custará R$ 50,00.

<  voltar  -  top   


© www.joinville.sc.gov.br