Correio Popular
C3- Campinas 03/08/2004
Catálogo de muito bom gosto

por: Carlota Cafiero
Da Agência Anhangüera

Quatro lançamentos do ano da Maritaca marcam mudança de perfil do selo, antes dedicado apenas à música instrumental

Até o ano passado, a gravadora paulistana Maritaca possuía um catálogo especializado em sons instrumentais. Este ano, mudou o perfil com o lançamento de três álbuns de canções. Entre os quatro que Caderno C recebeu, marcam essa mudança os trabalhos dos compositores, cantores e instrumentistas Theo de Barros, Filó Machado, Guzzi Woolley. O multiinstrumentista e compositor Arismar do Espírito Santo relança o primeiro álbum solo de 1994. O preço médio de cada CD é R$ 20.

Arismar do Espírito Santo

Ganhador do Prêmio Sharp de melhor disco instrumental de 1994, o trabalho - que estava fora de catálogo - volta com o substituto 10 Anos e marca também os 30 anos de carreira de Arismar do Espírito Santo, que já tocou ao lado de nomes como César Camargo Mariano, Sivuca, Dori Caymmi, Joyce, João Donato etc. O relançamento traz temas clássicos da MPB, com releituras de Luz Negra (Nelson Cavaquinho e Amâncio Cardoso) e Lamentos (Pixinguinha e Vinícius de Moraes) e composições próprias. Destaque para as participações especiais de Hermeto Pascoal (piano), Jane Duboc (voz), Heraldo do Monte (guitarra), Dominguinhos (acordeon) e Edson Montenegro (voz).

Theo de Barros

O grande violonista e compositor Theo de Barros, autor de canções que marcaram a história da MPB, como Disparada (parceria com Geraldo Vandré) e Menino das Laranjas (fez sucesso na voz de Elis Regina), finalmente volta à canção no álbum Theo. Nos últimos três anos, ele se dedicou a compor e voltou com 150 novas composições, das quais 16 estão no CD, algumas em parceria com Paulo César Pinheiro. Responsável também pelos arranjos. Theo realizou um trabalho ousado, ao reunir uma banda experiente, emprestar as cordas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e convidar os cantores Mônica Salmaso, Renato Braz, Tatiana Parra e Ricardo Barros (seu filho) para marcar a volta ao universo da canção.

Filó Machado

Jazz de Senzala é o novo álbum de Filó Machado, paulista de Ribeirão Preto, nascido a 53 anos. "Filó Machado é tudo o que Gilberto Gil e Bobby McFerrin gostaria de ser", elogia Léa Freire, que também participa do álbum ao lado de Theo de Barros, Arismar e Toninho Horta, entre outros. O disco traz canções cheias de improvisos musicais, mesclando temas instrumentais de autoria de Filó e releituras de composições conhecidas como Procissão (Gil), Menino das Laranjas (Theo de Barros), Notícias do Brasil (Milton Nascimento e Fernando Brant) e Samba de Mulher (Léa e Joyce).

Guzzi Woolley

Guzzi é uma artista de grande talento que surge na MPB através da Maritaca. Nascida em São Paulo, foi incentivada a seguir carreira musical pelo pai, o contrabaixista Pete Woolley. Começou a cantar profissionalmente aos 29 anos, e somente dez anos depois, lança o primeiro álbum. O belo CD Guzzi, com direção de Mané Silveira, revela uma cantora de grande domínio vocal, sem ser virtuose, que soube reunir ótimos instrumentistas para acompanhá-la, entre eles dois músicos que atuam em Campinas, como Ricardo Matsuda (viola) e Magrão (percussão). O repertório tem de canções próprias às conhecidas Alegre Menina (Dori Caymmi e Jorge Amado), Outra Vez (Tom Jobim) e You Do Something to Me (Cole Porter). O tom de todo o álbum é suave, marcado por arranjos de muito bom gosto.

(CC/AAN)
Continuação da Capa...

<  voltar  -  top   


© Correio Popular