Revista Audio e Video
Discos do Mês

por: Fernando Andrette
Maio 2007

Os amigos Homero Lotito e o Lucinei de Lima Luiz devem estar bastante chateados comigo. Pois me enviaram no final do ano passado um CD para escutar e até o momento eu não havia dito nada a eles.
Silêncio total!
Como ambos respeitam o tempo de cada um e não gostam de cobrar, devem ter achado que eu não apreciei do trabalho.
A resenha era para ter saído em março, mas tenho que confessar que ainda não havia acabado todas as minhas observações e aí sim seria uma sacanagem (só para livrar a minha cara) com os leitores.
Gosto de falar sobre um disco só depois de tê-lo escutado por um bom tempo e ter a certeza do que realmente vou escrever.
Os três CDs escolhidos para esta edição de aniversário, exigem muitas audições para se conhecer cada detalhe, pois não são obras fáceis, que escutamos duas ou três vezes e já saímos com elas memorizadas em nossa mente.
São temas complexos e intrincados, que exigem concentração e entrega. Mas depois que entendemos a “genialidade” existente em cada tema, passam a ser discos obrigatórios para quem aprecia música de qualidade, executada por músicos de primeira.
O CD – Terra Amantiquira, da banda Mantiqueira, que o Homero Lotito me enviou, é o mais belo CD que escutei neste ano, tornando-se “disco de cabeçeira”, que ouço todos os dias antes de deitar meu “esqueleto”. E ainda hoje, descubro detalhes que tornam as audições ainda mais prazerosas.
Espero que você goste das dicas, amigo leitor. São verdadeiros presentes dignos do aniversário de 11 anos de nossa revista.

Banda Mantiqueira - Terra Amantiquira
A banda Mantiqueira na sua formação atual conta com 14 músicos. São eles: Proveta (sax alto e clarinete), Ubaldo Versolato (sax barítono, picolo e flauta), Cacá Malaquias (sax tenor e flauta), Vinicius Dorin (sax alto), François de Lima (trombone), Valdir Ferreira (trombone), Walmir Gil (trompete e flugel horn), Odésio Jericó (trompete), Nahor Gomes (trompete e flugel horn), Edson Alves (baixo), Jarbas Barbosa (guitarra), Lelo (bateria), Fred Prince (percussão) e Guello (percussão).
O trabalho foi gravado ao vivo, em tempo real, no Estúdio Comep. Os engenheiros foram: Homero Lotito e Lucinei de Lima Luiz e os equipamentos utilizados foram: Pré-Amplificador Manley e Millenia HV3D, Amplificador Bryton SST-4, Microfones B & K 4006/4007 e 4011, Neumann 87/u 89i, Sennheiser MD 421, Workstation Sonic Solution HD3, Conversores DCS 904/954/972/974. Cabos van den Hul, monitoração: Dynaudio Craft e Confidence 4. Alimentação: PS Audio.

Se você, amigo leitor, está cansado de gastar seu dinheiro comprando discos audiófilos que possuem excelente qualidade técnica, mas são medíocres artisticamente, eis sua chance de se redimir e levar para casa um disco que é excelente em tudo.

E, ainda por cima, você terá um disco para avaliar: dinâmica, equilíbrio tonal, timbre, arejamento, sound stage, organicidade, musicalidade, etc.
O que está esperando para garantir o seu?

<  voltar  -  topo   


© Revista Audio e Video