www.ejazz.com.br
Agenda São Paulo
por:
Redação
09.04.09



Quinteto Léa Freire e Teco Cardoso - Vento em Madeira
Participação especial: Mônica Salmaso

Léa Freire e Teco Cardoso têm uma parceria musical duradoura e produtiva, iniciada nos anos 70, no CLAM (escola de música do Zimbo Trio). Essa parceria já rendeu vários frutos e dentre eles os mais importantes são: o CD Quinteto , resultante da turné do primeiro CD de Teco, "Meu Brasil", o CD "Cartas Brasileiras" de Léa Freire, onde Teco foi o produtor musical e o CD Waterbikes, gravado na Dinamarca com o renomado pianista Thomas Clausen. Teco (Núcleo Contemporâneo), e depois Léa (Maritaca), se envolveram na criação de selos independentes, dedicados ao músico e à música Brasileira.
"Cartas Brasileiras" acabou se tornando um panorama da Música Instrumental Paulista Contemporânea, envolvendo mais de sessenta músicos em diversas formações, desde duo de voz e piano à Orquestra Sinfônica completa. Para abrir o CD a composição "Vento em Madeira", que nos leva a um verdadeiro passeio pelo Brasil mais profundo. Ficava então o desafio: Como transpor essas novas composições, arranjos, orquestrações para uma formação menor, mantendo suas características?

Nasce então "Vento em Madeira", quinteto formado pelo piano elegante de Tiago Costa, que contribui também como compositor e arranjador, o contrabaixo preciso, fundamental, londrino de Fernando Demarco que retorna ao Brasil após longa temporada morando na Europa, mais a bateria/percussão polirrítmica e criativa de Edu Ribeiro, que também contribui como compositor para o quinteto, madeiras essas somadas aos ventos das flautas de Léa Freire e dos saxes e flautas de Teco Cardoso, ambos também contribuindo como compositores. Um trabalho autoral que também revisita e homenageia alguns mestres como Moacir Santos ( Samba di Amante) e Nelson Cavaquinho / Amãncio Cardoso (Luz Negra).

O "Vento em Madeira" (tanto o grupo como a composição) quer fazer uma música popular e erudita, improvisada e estruturada, um tanto camerística mas também com um pouco/bastante das ruas. Algo de aldeia e global que ao mesmo tempo em que traz nossa tradição vinda do século passado, aponta para um futuro em que atenção, concentração e responsabilidades serão requeridas. "Encontro de uma invisível e poderosa força como a do vento, atemporal, imaterial, com a sólida e enraizada estrutura da matéria/ madeira que também o recicla e reoxigena, Yin/Yang, consonâncias e dissonâncias, vento e madeira".

Mônica Salmaso
Participação especial: Mônica Salmaso
Quando: 15 e 22 de Abril 2009


Formação: Léa Freire (flauta) Teco Cardoso (sax e flauta) Tiago Costa (piano) Fernando Demarco (contrabaixo) Edu Ribeiro (bateria).

Local: Tom Jazz

Av. Angélica, 2331 - Higienópolis - São Paulo SP
Tel.: (11) 3255 0084 - www.tomjazz.com.br
Quanto: R$ 15 - Telefone: (11) 3255-3635 - Capacidade: 200 pessoas
Formas de pagamento: dinheiro / cheque / todos os cartões (débito e crédito). Estacionamento com manobrista: R$ 15,00. Classificação etária: 18 anos

© ejazz.com.br