www.parana-online.com.br
Encerrada 27ª Oficina de Música de Curitiba
por:
Leonardo Coleto
28.01.2009

Tibô Delor
A sonoridade grave do contrabaixo acústico marcou o concerto que comemorou o término da 27.ª Oficina de Música de Curitiba, que, durante 22 dias, movimentou a capital com uma programação intensa de shows e concertos, participação de 118 professores do Brasil e exterior, e mais de 1.400 alunos.

De acordo com a diretora geral da 27.ª Oficina de Música de Curitiba, Janete Andrade, a receptividade do público demonstra que o resultado foi bastante positivo.

A participação do público foi excelente, os shows foram muito elogiados. Tivemos muitas programações simultâneas, e mesmo assim os espetáculos estiveram sempre lotados”, diz.

Para o presidente da Fundação Cultural, Paulino Viapiana, a oficina é um dos eventos musicais mais importantes do País. Ele destaca que a organização da próxima edição começa imediatamente.

“A direção do festival está atenta às novidades do universo musical. Buscar parcerias com outros festivais internacionais e ampliar as atividades da oficina junto à comunidade dos núcleos regionais de Curitiba também estão entre os projetos para janeiro de 2010”, adianta.

No repertório das apresentações do concerto de ontem, estavam obras de vários segmentos da MPB. Através das músicas, alunos e professores puderam apresentar parte do trabalho que foi realizado durante as aulas bem como a evolução de seus talentos musicais.

A apresentação com os músicos da segunda fase da oficina contou ainda com performances de alunos de viola caipira, piano, flauta, choro, conjunto instrumental, trombones e fandango.

Tibô e Leonardo Delor
Segundo o professor Tibô Delor, que ministrou aulas de contrabaixo acústico durante a oficina, a participação dos alunos no concerto de ontem foi a comprovação de um grande desafio vencido pelos jovens músicos.

Improvisar com o arco de corda no contrabaixo não é moleza, é algo muito difícil. Literalmente os coloquei na fogueira com essa apresentação, mas como bons músicos, eles souberam administrar a pressão e fizeram um belíssimo concerto hoje (ontem)”, afirma o professor após apresentação de sua turma.

O gosto pelos instrumentos musicais está no sangue da família Delor. Aos 12 anos de idade, Leonard Delor, filho do professor, diz que é um grande fã da música popular brasileira (MPB). “Já me apresentei em Capinas e São Paulo, a MPB e a música erudita são as minhas favoritas, sempre estão no meu repertório”, conta o jovem músico.

Dentre as novidades desta edição estiveram vários professores estrangeiros que participaram do festival pela primeira vez: Bruno Borralhinho (Portugal), Laura Ruiz Ferreres (Espanha), Pierre Dutot (França), Marian Sobula (Polônia), Jacques Ogg (Holanda), Gabriele Mirabassi (Itália) e Nicola Krassic (França). Muitos brasileiros também estrearam como professores na oficina, entre eles Isaac Duarte, Fábio Cury, Alessandro Penezzi e Thiago do Espírito Santo.

© O Paraná-Online